Quem somos

Temos em vista o cultivo e a propagação do pensamento, explorando novas formas de expressão. O projeto foi concebido por Bia Antunes e Luame Cerqueira, ambos com formação em Filosofia, tanto no Brasil como na França. Aliando sua veia poética com o indispensável rigor conceitual que a Filosofia exige, criaram o Filosofia & Arte, que começou em 2014 com cursos online e encontros itinerantes. Ao ocupar lugares alternativos ao mundo acadêmico, como teatros, cinemas, casas de jazz e centros culturais, o projeto busca intensificar o território do pensamento, evocando o que nele há de mais vital. Atualmente, dedicam-se à produção quinzenal do Podcast Filosofia & Arte, disponível em todas as plataformas de áudio. 

Histórico

Com cursos de caráter introdutório e também grupos de aprofundamento em determinados problemas filosóficos, o projeto ocupou o casarão do Habitat Carioca, na Glória (Rio de Janeiro), em 2014.

 

Em 2015 e 2016, realizamos o curso "Abecedário: introdução à Filosofia" no Museu da República (Catete - RJ). Voltamos ao museu em 2016, 2017 e 2018 com vários cursos sobre Platão, Spinoza, Nietzsche e Deleuze.

 

Desde 2015, realizamos regularmente o curso "A Tela que Pensa: Filosofia e Cinema" no Cine Joia (Copacabana - RJ), no Estação NET (Botafogo - RJ) e no Reserva Cultural (São Paulo e Niterói), parceiros que apoiam e sediam nossas atividades. A versão em minicurso dessa série percorreu diversas cidades, como Fortaleza, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Florianópolis.

 

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro também foi nosso parceiro e sediou alguns de nossos cursos livres em 2015, 2016 e 2017, quando realizamos cursos que envolveram literatura, música, mitologia e filosofia.

 

O Laboratório de Experimentações Filosóficas já teve sessões no teatro Eva Hertz da Livraria Cultura (Cinelândia - RJ) e no teatro da Aliança Francesa em São Paulo, dois de nossos parceiros que, juntamente com o Le Monde Diplomatique Brasil, compartilham conosco a necessidade de formação de novos possíveis.

 

As aulas-show que denominamos "Ressonâncias", atravessando expressões musicais, poéticas e filosóficas e contando com grandes nomes do jazz e da música popular brasileira, ocupou de 2015 a 2021 uma série de casas de jazz, livrarias e teatros, como o TribOz (Lapa), o Teatro Solar de Botafogo, Livraria Arlequim,  Cazota, Teatro Cacilda Becker, entre outros no Rio de Janeiro, além do JazzB em São Paulo.

 

Em tempos de pandemia, mantivemos os cursos em caráter online, transmitidos ao vivo. 

 

Clique nos links abaixo para ver nossas realizações e um resumo do que saiu na mídia sobre o projeto.