Próximos Cursos

Para comemorar o lançamento do livro: "A tela que pensa", a *Casa dos Saberes* recebe *Luame Cerqueira*, coautor da obra, para o *curso "Filosofia, Cinema e Vida"*.
Venha se aventurar no pensamento cinematográfico, através das alianças entre expressões intensivas, como cinema, pintura, filosofia e literatura.
Em quatro encontros temáticos e quinzenais, serão apresentados filmes e conceitos; cineastas, filósofos e artistas.
De Fellini a Nietzsche, de Ettore Scola a Deleuze, conheceremos possíveis aliados.
De Clarice Lispector a Edward Hopper, serão abordados conceitos como: encontro, devir, porosidade, sensação, dentre outros.
Faça a inscrição através do whatszap 22-99838-5102 com valores diferenciados, conforme sua frequência.
Te esperamos pra este passeio filosófico entre as artes!
*CURSO FILOSOFIA, CINEMA E VIDA*
*1º DIA, 26/04/25*
- Cinema e Filosofia - para além do feito, o Afeto.
É certo que somos constituídos por uma parte fechada, mais previsível, onde os hábitos e automatismos reinam. Entretanto, também mora em nós uma parte desconhecida, aberta: o Afeto ou como o nome indica, o não feito. Essa parte muitas vezes esquecida é a capaz de nos conectar com a Vida. Neste encontro seremos provocados, contagiados por grandes filmes como "Zorba, o Grego" de Cacoyannis e por conceitos de filósofos como Nietzsche e Deleuze. Experimentaremos a Filosofia e o Cinema como intercessores que ampliam a nossa capacidade de sermos afetados.
*2º DIA, 10/05/25*
- Para além do fato: o Amor ou o Acontecimento
A filosofia, o cinema e as artes em geral compactuam com o amor a possibilidade de restituirmos o infinito que nos escapa. Essas potências são grandes demais para caberem dentro dos limites dos fatos, dos ponteiros do tempo cronológico ou do funcionamento meramente orgânico. Sobretudo, nos apresentam o Acontecimento. Neste encontro estaremos acompanhados de filmes como "Um dia Muito Especial" de Ettore Scola e "Desencanto" de David Lean; da poesia de Caetano Veloso, Clarice Lispector e Manuel Bandeira; filósofos como Nietzsche e Deleuze, para sentirmos no corpo o par conceitual: fato e acontecimento.
*3º DIA, 24/05/25*
- Fellini a potência do falso: para além da mentira e da verdade
Neste terceiro encontro mergulharemos na obra de um dos maiores cineastas da história, entenderemos que Fellini, apesar da fama de mentiroso, jamais mentiu, tampouco disse verdades. Para além do campo moral, o artista funda uma ética, uma estética que nos mostra o caráter vital e real da vida, nos fazendo ver e sentir o que até então permanecia invisível. Teremos como aliados filmes como "A Estrada" de Fellini; poemas de Manoel de Barros, Paulo Leminski e contos de Jorge Luis Borges.
*4º DIA, 07/06/25*
- Fellini e o sorriso inocente da vida: para além do abandono
Neste último encontro abordaremos grandes obras de Fellini, tais como: "La Dolce Vita" e "Noites de Cabíria". Nos aliaremos a Chico Buarque, Nietzsche e Sérgio Person para perceber que a questão urgente é: Como podemos estar à altura da Vida? Como podemos nos abrir, desfazer a forma homem, para que os deuses possam dançar em nós, conosco?
Cursos realizados
Com Bia Antunes e Luame Cerqueira