Laboratório de Experimentações Filosóficas

Produzir novas sensações, evocar novos possíveis, apresentar filósofos e artistas: eis a vocação do Laboratório.

Concebido e realizado por Ana Beatriz Antunes e Luame Cerqueira, os encontros   procuram incitar o pensamento, propagando suas ressonâncias vitais com músicas, contos, poemas, filmes e pinturas. Problemas filosóficos são dramatizados no palco, cruzando-se com expressões artísticas. 

Próximos shows

 

EM CONTOS: FILOSOFIA, CORTÁZAR e JAZZ

Uma noite inebriante de pensamento, em que as falas são musicais e a música evoca a filosofia e a literatura.

Texto, direção e apresentação de

Luame Cerqueira

Após ter todas as apresentações esgotadas, realizaremos um último show no dia 5 de novembro.

Dividindo o palco com Tomás Improta, um dos mais destacados pianistas do cenário nacional e com Widor Santiago, um dos maiores saxofonistas do país, Luame Cerqueira provocará ressonâncias entre Filosofia, Literatura e Música, passando por grandes contos de Julio Cortázar. 

Nessa noite, todas as barreiras entre sensações musicais, poéticas e filosóficas serão dissolvidas em nome da vida que canta. 

VAGAS LIMITADAS! 

QUANDO: - Terça, 5 de novembro, às 20:30 - DISPONÍVEL!

                   Terça, 10 de setembro, às 20:30 - ESGOTADO!

                 - Terça, 20 de agosto, às 20:30 - ESGOTADO!

ONDE: CAZOTA (Av. Gomes Freire 791, Lapa.  Rio de Janeiro). 

COUVERT: 40 reais  

Aguarde o carregamento do botão.

 

FILOSOFIA E MÚSICA:

A Grande Saúde

Frequentemente, os artistas dotados de frágil organismo são aqueles que tem o maior acesso à uma vida impessoal, percorrendo-a livremente enquanto um plano de intensidades ao efetuar a maior de suas potências : a criação. A Grande Saúde é mais do que o bom funcionamento dos órgãos, trata-se de uma rara conquista: a capacidade de interpretar o corpo afetivamente, convertendo os constrangimentos ao seu favor. Nesta noite, os professores Ana Beatriz Antunes e Luame Cerqueira desenvolverão o tema da Grande Sáude e receberão um dos maiores compositores brasileiros, Guinga, que estará presente, executando algumas de suas belas canções.

Escrito e apresentado por

Ana Beatriz Antunes e Luame Cerqueira

Convidado especial:  Guinga  Reverenciado pela crítica, com frequência cada vez maior vem sendo considerado “o maior e o mais importante compositor brasileiro da atualidade”.

Aconteceu no dia 30 de junho de 2018,

às 15h, na Livraria Arlequim, Paço Imperial

scroll

1/1

mais shows

Pensamento em alto mar

FILOSOFIA E MÚSICA

Escrito e apresentado por

Ana Beatriz Antunes e Luame Cerqueira

Já dizia Dorival: "O pescador tem dois amor, um bem na terra, um bem no mar." E assim é o homem, oscilando entre calculadas esperanças e desejos incompreensíveis, entre o que tem, o que não tem e o que o toma. O mar não é um lugar em que alguém pode se aventurar - o mar é um chamado. Trai as certezas, os laços e os planos, justamente quando promete salvá-los. Mostra que o pescador não é dono de si e nem tem dono algum, assim como "Teresa é da praia, não é de ninguém"... Sua beleza muda, impetuosa, por vezes terrível, nos atrai para um azul cheio de morte, cheio de vida. A simplicidade com que dá e tira faz dele a nossa morada e o espelho do universo. Para pensar é preciso sair da terra firme e ir em direção às águas tempestuosas que aniquilam reis e escravos, provando que o centro está em todo lugar. Ana Beatriz Antunes e Luame Cerqueira, criadores do projeto Filosofia e Arte, assinam o roteiro, apresentam o problema filosófico e recebem dois grandes músicos: Tomás Improta, no piano, e a cantora alemã Nina Ernst, tocando Dorival Caymmi, Caetano Veloso, entre outras preciosidades da MPB e da música mundial. Além disso, Tomás Improta lança seu mais novo cd, “Olha pro céu”.

Aconteceu no dia 11 de novembro de 2017,

às 15h, na Livraria Arlequim, Paço Imperial

aSSISTA

 
 

ÚLTImos shows

Quixotango

Errâncias Filosóficas e Musicais

Texto, direção e apresentação de

Ana Beatriz Antunes e Luame Cerqueira

 

Dividindo o palco com dançarinos de tango e uma banda liderada por Tomás Improta, um dos mais destacados pianistas do cenário nacional, Ana Beatriz Antunes e Luame Cerqueira desenvolverão o tema filosófico da criação artística a partir das aventuras de Dom Quixote, que sobreviveu aos séculos não por encarnar a figura exótica do homem louco, mas por prolongar a literatura na vida, curvando o mundo inteiro à ficção. Com Improta no piano, a parte musical contará ainda com Josiel Konrad no trombone, Christian Gazzetta no bandoneon e Ayran Nicodemo no violino,além de participações especiais do Coral Palavra Cantada, do contrabaixista uruguaio Facundo Estefanell, do bandoneonista argentino Martin Lima e dos dançarinos de tango André Carvalho e Ellen Aguiar. 

Nessa noite, todas as barreiras entre sensações musicais, poéticas e filosóficas serão dissolvidas em nome da vida que canta. 

QUANDO: Quarta-feira, dia 5 de junho, às 20:00

ONDE: Teatro Cacilda Becker (Rua Do Catete, 338, Rio de Janeiro). Perto da estação de metrô do Largo do Machado.

ENTRADA GRATUITA! (excepcionalmente nesta sessão) - Serão distribuídas às 19:30, 30 minutos antes do show. Apenas uma entrada por pessoa.

 

Filosofia e Música

O canto inumano de Orfeu

Escrito e apresentado por

Ana Beatriz Antunes e Luame Cerqueira

Há milênios antes da nossa era, os deuses prepararam uma grande festa: havia surgido Orfeu, o primeiro mortal capaz de manipular as cordas - a voz e a lira - em nome da própria vida. Surgiu, então, a música e a poesia, cujo encanto parava pássaros no céu, dobrava a copa das árvores, acalmava o mar e as feras. Ao longo dos séculos, a terra produziu poucos encantadores dessa linhagem: Guinga é um deles. Nesta noite, os professores Ana Beatriz Antunes e Luame Cerqueira desenvolverão o tema da criação artística e receberão um dos maiores compositores brasileiros, Guinga, que estará presente, executando algumas de suas belas canções.  SAIBA MAIS

Aconteceu no dia 9 de outubro, às 19h30, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Sala Mário Tavares) 

  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon

Parceria: Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Le Monde Diplomatique Brasil.

aSSISTA

 
 

OUTROS EVENTOS

 

Teaser da sessão realizada no Teatro Eva Herz (Livraria Cultura - Centro do Rio)- 'Alice em Festa:  Pensamento e Involução'

 

Teaser da sessão do show Ressonâncias realizada no Teatro Solar de Botafogo (Rio de Janeiro)- 'Rachar ou Morrer: Filosofia e Jazz'

>>Veja um pouco mais de nossas realizações ou o que a mídia tem falado do projeto.

>>Para ajudar a expandir nosso projeto, doe abaixo, clicando no PAGSEGURO.

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

© 2019 por Filosofia & Arte Produções Culturais