- Cursos livres de curta e média duração no Habitat Carioca, na Glória (Rio de Janeiro, RJ), com aulas de caráter introdutório e também grupos de aprofundamento em determinados problemas filosóficos, tais como:

 - Introdução à Filosofia

 

- Conversações entre Nietzsche, Bergson e Deleuze

 - Ressonâncias: Filosofia e Literatura

- Ressonâncias: Filosofia e Cinema

 - Bergson e a pintura

 

- Como construir para si um corpo sem órgãos.

Alem disso, começamos a realização dos Laboratórios de Experimentações Filosóficas, com as sessões abaixo:

Estrangeiros - Os sem nome, sem rosto, sem lugar, sem século -  19 de julho de 2014


Estranhos, incompreendidos, fazedores de inutensílios, anunciadores de um novo povo?  Acima de tudo, criadores. Os artistas inauguram uma nova espécie, única em seu gênero, composta por apenas um indivíduo - ele mesmo. Luame Cerqueira e Ana Beatriz Antunes explorarão o problema, aliando-se à filmes, contos, músicas e pinturas.

 

 

O povo brasileiro -  21 de junho de 2014

O Brasil pensado pela sua força desviante e não pelas supostas características estabelecidas. De Glauber a Villa-Lobos, dos tupinambás ao avião... Teremos apresentação ao vivo do violonista Ian Faquini, que nos inundará com o melhor da nossa música brasileira, quebrando as barreiras entre o popular e o erudito. Luame Cerqueira e Ana Beatriz Antunes explorarão o problema do 'povo', passando por filósofos, cineastas, pintores e músicos, com a participação especial de Serguei Monin.

 

 

Das tempestades - 07 de junho de 2014

A noite será consagrada ao poder metafísico da natureza de destronar as ordens vigentes - naturais, humanas, mentais, sociais, geográficas e afetivas. Shakespeare, Bandeira, Greenaway, Turner, Tchaikovsky. Haverá exibição de imagens cinematográficas e pinturas, recitação de poemas e reprodução de música, entrecortados pela explicitação do problema por Luame Cerqueira e Ana Beatriz Antunes.


Das solidões e dos duplos! - 24 de maio de 2014

Seria possível haver um duplo nosso sem semelhança? 
Seria ele a sombra do Eu? Quando as muitas almas que nos povoam se silenciam, quando nosso Eu asfixia essa riqueza incomensurável, que tipo de solidão floresce? Jacques Brel e coração partido; Beckett e o duplo que desfalece; Borges e 
o outro: quem é o impostor? Haverá exibição de um curta-metragem, recitação de um poema e reprodução de músicas, entrecortados pela explicitação do problema por Luame Cerqueira e Ana Beatriz Antunes.


A vida na pedra -  10 de maio de 2014

Das catedrais góticas às dobras infinitas do mármore da escultura renascentista: a vida não-orgânica atravessando coisas e seres, liberando a potência da sensação para além e para aquém do homem. Bernini e a paixão inscrita na pedra, o demônio de Tartini, um coro de Mahler e a música acentrada de Alban Berg. Haverá reprodução de músicas, apresentação audiovisual de artes plásticas e explicitação do problema por Ana Beatriz Antunes e Luame Cerqueira.


O mundo sem testemunhas - 26 de abril de 2014

Imagens, imagens, imagens! Dos turbilhões ao infinito, da matéria ao tempo, do caos ao espírito! Em busca do universo sem a percepção humana, passaremos pelo cinema experimental materialista do último século, pela poesia de Murilo Mendes, o pensamento fílmico de Wim Wenders, a estranha solidez de Cézanne e a divindade de Borges. Preparado para se perder?


Pequenos acontecimentos maiores que eventos grandiloquentes - 12 de abril de 2014

Gestos colorantes, luz e sombra, a delicadeza de Vermeer, o desenquadramento de Degas, regados à música impressionista, cruzados com contos de Fitzgerald e outros amigos intempestivos. Haverá reprodução das músicas, projeção de pinturas e narração de contos, entrecruzados pela exposição do problema pelos professores.


Labirintos e veredas que se bifurcam - 29 de março de 2014

Mergulharemos no universo a-centrado de J. L. Borges, vagando entre o tempo e a eternidade... Haverá apresentação ao vivo de Christian Gazzetta, tocando Astor Piazzolla no bandoneon e exposição do problema pelos professores. 


Vida: para além do bem e do mal - 15 de março de 2014

Quando um poema de Manuel Bandeira, uma música de Leonard Cohen e um conto de Bioy Casares apontam para o incomunicável paradoxo das sensações, a vida não pode mais cair na justificação moral da existência. Com execução da música, declamação do poema e breve narração do conto, entrecruzados pela exposição do problema pelos professores.

 

 

O amor como afeto - 15 e 22 de fevereiro (duas sessões) de 2014

“O amor é uma questão de tempo. De nada adianta
encontrar a pessoa certa cedo ou tarde demais.”
(Wong Kar Wai - cineasta)


Quando um curta de Wong Kar Wai, uma música de Chico Buarque e uma novela de Bioy Casares se atravessam e explicitam que um afeto é inatualizável, e nem por isso deixa de ter a maior das intensidades. Com exibição do filme, execução da música e breve narração do conto, entrecruzados pela exposição do problema pelos professores.

. É fácil.

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

© 2019 por Filosofia & Arte Produções Culturais